Câmara Municipal de Sumé realiza 11ª Sessão Ordinária de 2025 com destaque para ações em cultura, infraestrutura e homenagens

A Câmara Municipal de Sumé realizou, nesta terça-feira (06), sua 11ª Sessão Ordinária do ano de 2025, marcada por uma pauta diversificada que incluiu homenagens, proposições voltadas à infraestrutura urbana e rural, além de iniciativas para valorização cultural e educacional no município.

Durante a sessão, o vereador Arymatéia Silva apresentou Voto de Aplauso à secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Jéssica Vivia Silva Almeida, em reconhecimento ao trabalho desempenhado na organização dos eventos comemorativos da emancipação política de Sumé. Também foram homenageados o grupo cultural Cia. Filhos da Dança de Sumé, fundado em 2014, que se destaca pela promoção da cultura local por meio da dança e do teatro, e o fisiculturista José Adeilton da Silva Santos, campeão na categoria Men’s Physique (até 1,70m de altura), no evento realizado no dia 3 de maio em Campina Grande.

O vereador ainda solicitou a implementação de faixas de estacionamento no Centro de Comercialização e Artesanato Elias Pereira de Araújo (Sumé Shopping), a realização de um mutirão de limpeza nos bairros Alto da Caixa D’água, Conjunto Habitacional Sebastião Vitorino e Conjunto Habitacional Pedro Ferreira Filho, além da construção de mata-burros nas entradas das porteiras dos sítios Cachoeirinha e Malhada da Pedra.

O vereador Dida Alves apresentou Voto de Pesar à família do senhor João Aprígio Pereira e também diversas solicitações voltadas à infraestrutura, como o patrolamento da estrada que liga o Conjunto Habitacional Pedro Ferreira Filho ao bairro Carro Quebrado, dos Loteamentos Flor do Mandacaru, Manoel Lourenço e Gonçalves, além da estrada João Alves Evangelista, conhecida como João Preto.

Requereu ainda a substituição e reparo de lâmpadas, a remoção de lixeiras na Rua Augusto Santa Cruz, e a limpeza e remoção de entulhos nos prédios históricos do antigo cinema e do Hotel Independência. Também solicitou a concessão das duas vagas de garagem situadas ao lado da Câmara Municipal Cícero Soares para uso exclusivo da Casa Legislativa. Em reconhecimento ao atendimento humanizado e profissional prestado no Hospital e Maternidade Alice de Almeida, Dida apresentou Voto de Aplauso ao senhor Manoel Batista da Silva, chefe da Divisão de Raio-X, e à atendente Euba Lídia de Souza Maciel.

O vereador Daniel Lêla apresentou requerimento solicitando o patrolamento da estrada que liga a sede do município às comunidades rurais de Lajinha, Nove Casa e Seis Casa, abrangendo também o Perímetro Irrigado do Rio Banquinho até essas localidades. Também foi aprovado o projeto de resolução de sua autoria que concede o Título de Cidadão Sumeense, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade.

O vereador Fernando Lourenço solicitou a realização de vistoria técnica na obra de construção da passagem molhada do Sítio Ingá de Abílio Alves da Silva, com o objetivo de avaliar a qualidade dos materiais utilizados e a execução da obra, além da emissão de um laudo técnico, devidamente assinado por profissional habilitado, para averiguação de possíveis irregularidades.

A vereadora Jane Isa apresentou requerimento para a aquisição de cadeiras destinadas à Clínica de Fisioterapia Municipal Antônio Alves Cassimiro, localizada na Rua Antônio Rodrigues dos Santos, com o objetivo de melhorar o atendimento aos usuários da unidade.

O vereador Jeffeson Menezes apresentou Voto de Pesar à família e amigos do senhor José de Ferreira Lima, conhecido como Elson Mototáxi. Na mesma sessão, foi aprovado o projeto de sua autoria que cria a Escola Legislativa da Câmara Municipal de Sumé, com a finalidade de oferecer cursos de formação, palestras e outras atividades de caráter educacional e de capacitação institucional, fortalecendo o papel educativo do Legislativo.

Já o vereador Ruan Pereira apresentou Voto de Aplauso aos idealizadores do projeto Café Literário Café Cultural, William Martinho e Miguel Robério Cipriano Gonçalves, pelo relevante trabalho desenvolvido na promoção da cultura local. O parlamentar também apresentou a Indicação nº 07/2025, sugerindo a revisão dos valores atualmente cobrados aos lojistas do Centro de Comercialização e Artesanato Elias Pereira de Araújo (Sumé Shopping), tendo em vista o fechamento de mais de 20 lojas, o que evidencia as dificuldades enfrentadas para a manutenção das atividades comerciais no local.

Por fim, o vereador José Antônio apresentou requerimento solicitando a construção de um redutor de velocidade (lombada) em frente à Escola Imaculada Conceição – IEC, localizada na Rua José de Gouveia, a fim de garantir maior segurança aos estudantes e à comunidade escolar.

A Sessão Ordinária reforça o compromisso do Legislativo Municipal com o desenvolvimento de Sumé, destacando-se pela pluralidade de temas abordados, pela atenção às demandas da população e pela valorização de iniciativas que promovem a cidadania, a cultura e a melhoria da qualidade de vida da população.

Assessoria