A primeira fábrica de beneficiamento de leite em pó de cabra do Nordeste e a agroindústria de assentamento da Reforma Agrária vai processar por dia cerca de 45 mil litros de leite por dia. O início da sua operação está previsto para setembro no município de Casserengue, no Curimataú. O projeto vai beneficiar 390 famílias cooperadas de 16 municípios paraibanos, e está orçado em R$ 5,08 milhões. O lançamento oficial da fábrica ocorreu durante uma solenidade na última sexta-feira (26), quando foi assinado o termo de repasse dos recursos estaduais.
O Governo da Paraíba é parceiro da iniciativa instalada no assentamento Che Guevara, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e está investindo R$ 1,5 milhão. A unidade de beneficiamento de leite de cabra em pó é um projeto da Cooperativa de Produção e Comercialização do Curimataú Paraibano (Coopac), que já atua comercializando leite de cabra e derivados como iogurte e queijo de coalho por meio da marca própria, a Nutrilê. Ela surgiu a partir do processo de organização dos produtores rurais e, atualmente, comercializa em torno de 50 mil litros de leite por mês de produtores de vários municípios do Curimataú.
A própria Coopac está investindo R$ 1,5 milhão na instalação da fábrica e mais R$ 580 mil na infraestrutura da construção do prédio. A unidade conta ainda com recursos do Governo Federal.
O Governo da Paraíba apoia o projeto por meio de vários órgãos, como a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB), Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) e Projeto Cooperar.
O secretário da Sedap-PB, Júnior Nóbrega, participou da solenidade e destacou a relevância do novo empreendimento para a caprinocultura paraibana. “O lançamento da fábrica de beneficiamento de leite de cabra é um marco na caprinocultura paraibana. A Coopac está fazendo história e a mensagem que trago do governador Lucas Ribeiro é de que o Governo do Estado é parceiro e vai continuar caminhando junto dos produtores rurais”, afirmou. Ele frisou que a fábrica beneficiará toda uma cadeia produtiva ligada à caprinocultura e a população paraibana por meio dos programas sociais e, no geral, o consumidor, beneficiado com produtos de qualidade.
FONTE: G1


