Gilmar Mendes ameaça todo combate à corrupção, diz procurador da Lava Jato

O procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, um dos coordenadores da força-tarefa da Lava-Jato, rebateu duramente as críticas feitas às investigações contra a corrupção feitas nesta segunda-feira pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. Em sua página no Facebook, Lima afirmou que Gilmar Mendes ameaça o combate à corrupção e tenta impedir as investigações.
“Gilmar Mendes ameaça todo combate à corrupção de retrocesso. Quer impedir o Ministério Público de investigar. Quer impedir a execução da pena após a decisão de 2º grau. Precisamos resistir e fazer valer as leis e a Constituição, e não a vontade de déspotas pouco esclarecidos”, escreveu Lima.

O ministro do STF participou de um seminário do Grupo de Líderes Empresariais em Pernambuco, onde afirmou que há abusos em investigações. “Expandiu-se demais a investigação, além dos limites. Abriu-se inquérito para investigar o que já estava explicado de plano. Qual é o objetivo? É colocar medo nas pessoas. É desacreditá-las. Aí as investigações devem ser questionadas”, disse Mendes.

Pouco depois da palestra, Lima já havia feito um primeiro comentário nas redes sociais: “Quando Gilmar Mendes fala contra a Operação Lava Jato, tenho a certeza que ela está no caminho certo.”

Gilmar Mendes, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), citou como exemplo as investigações contra os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Francisco Falcão e Marcelo Navarro, para averiguar se a nomeação de ambos se deu como troca de favores para obstrução de investigação da Operação Lava-Jato.

“Quem é que não pediu para ser indicado? Quem é que não fez lista de apoio? Agora esse infeliz, grande sujeito, bom acadêmico, bom juiz está sendo investigado. Qual é o objetivo desse inquérito? Vai levar a algum lugar? Alguém vai provar que ele negociou alguma decisão? Claro que não, mas o objetivo é constrangê-lo. E constranger o tribunal (…)”

CARIRI EM AÇÃO

Época/Foto: Google

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook e Instagram veja nossas matérias e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.