PB possui cerca de 12 mil processos de violência contra mulher

A Paraíba possui cerca de 12 mil processos relativos à violência contra a mulher, de acordo com a juíza-coordenadora de Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência, Renata Paiva. A maior concentração está em Campina Grande e João Pessoa, porém outras comarcas também se destacam como Monteiro, Cajazeiras, Sousa, Guarabira, Cabedelo, Bayeux e Santa Rita.
Nesta terça-feira (19), foi apresentado ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, o relatório com os números obtidos durante a 8ª etapa da Campanha Justiça Pela Paz em Casa. A ação resultou na movimentação de 1.728 processos referentes à violência doméstica, em 30 comarcas do Estado.
Também foram apresentados os projetos que serão desenvolvidos pelos Juizados até o final de 2017, a exemplo da elaboração da 9ª Etapa do programa. Para isso, está sendo dado início à seleção de comarcas que deverão fazer parte do próximo esforço concentrado, de acordo com a demanda.
Foi solicitado, ainda, ao desembargador Joás de Brito algumas providências administrativas para auxiliar as magistradas no cumprimento da Meta 8 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como a inclusão do Portal da Violência Doméstica no site do Tribunal e a estruturação da Coordenadoria da Mulher.
O presidente do Tribunal de Justiça garantiu às magistradas que adotará as medidas possíveis e necessárias para incrementar um olhar especial para o combate à violência doméstica. “Nós podemos verificar que houve um avanço muito grande por conta do trabalho que efetuamos, especialmente na Semana do Justiça pela Paz em Casa. A ideia é manter esse plano e procurarmos evoluir, no que for possível, na etapa que ocorrerá  de 20 a 24 de novembro,” afirmou o desembargador Joás.
Ele disse, ainda, que no próximo encontro com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministra Cármen Lúcia, apresentará os dados estatísticos, demonstrando a evolução no enfrentamento à violência contra a mulher, a partir do trabalho desenvolvido pelo TJPB.

CARIRI EM AÇÃO

Com Jornal da Paraiba/Foto: Reprodução, Divulgação, Google   

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no Facebook, Instagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.