Cinco suspeitos são presos na PB tentando fraudar matrícula em curso de medicina

Cinco pessoas foram presas por fraude nesta segunda-feira (4) ao tentarem se matricular no curso de medicina de um faculdade particular do município de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. De acordo com a Polícia Civil, alguns celulares foram apreendidos para investigação e um dos candidatos presos confessou o crime.

A polícia informou que três dos suspeitos são do Ceará, um do Piauí, mas reside em Cajazeiras, e outro de São Paulo. Além disso, outra documentação fraudulenta foi identificada pela comissão do vestibular, mas a candidata percebeu a movimentação no local e fugiu antes da chegada da polícia.

A comissão organizadora do vestibular percebeu a tentativa de fraude e o jurídico da faculdade fez a denúncia à Polícia Civil, enquanto os candidatos estavam no aguardo para realizar a matrícula. Imediatamente a polícia chegou ao local e prendeu em flagrante os cinco suspeitos.

A polícia relata que o crime só foi descoberto porque a comissão fez as cópias dos documentos de identidade dos candidatos e, nesta segunda, dia da matricula, foi constatada uma diferença entre as fotos da pessoa que teria feito a prova e do candidato que estaria tentando realizar a matrícula na instituição. Além disso, alguns dados também demonstraram a fraude.

Por volta das 10h30, todos os suspeitos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil da cidade e ouvidos até 13h. Durante os depoimentos, um dos candidatos confessou que, após a matrícula, pagaria o valor de R$ 120 mil à pessoa que foi fazer a prova no lugar dele. A polícia informou que os procedimentos foram finalizados às 16h30 desta segunda.

Alguns celulares foram apreendidos para investigação, pois a polícia acredita que os aparelhos possam ter mensagens que comprovam alguma cobinação entre os candidatos e as pessoas que prestaram o serviço fraudulento. Todos os flagrantes serão encaminhados para perícia grafotécnica, pra verificar a divergência das assinaturas.

Os suspeitos vão responder pelo crime de estelionato. As informações da polícia são de que até a manhã desta segunda-feira (4), as cinco pessoas permanecem presas no presídio padrão de Cajazeiras, onde vão aguardar audiência de custódia – que deve acontecer ainda nesta terça-feira (5).

A outra pessoa com documentos fraudulentos, que fugiu do local, ainda não foi localizada. A Polícia Civil dará continuidade às investigações do caso.

CARIRI EM AÇÃO

Com G1/Foto: Reprodução Internet

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no FacebookInstagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.