OAB vai investigar ex-secretário filmado ofendendo mulher na Rússia

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) abriu um processo de investigação contra o advogado e ex-secretário de turismo de Ipojuca, Diego Jatobá. Ele aparece em um vídeo que viralizou na internet, juntamente com outros torcedores brasileiros, falando palavras obscenas com uma estrangeira, que não entendia nada do que estava sendo dito.

O caso ganhou repercussão nacional e está em portais de jornais de todo o país. As cenas publicados em redes sociais mostram um grupo de brasileiros vestindo verde e amarelo, com uma mulher estrangeira. Eles pedem para tirar uma foto e, em seguida, começam a gritar palavras obscenas, ofendendo a moça.

Um dos torcedores que aparece nas imagens é o advogado Diego Jatobá que foi secretário de turismo de Ipojuca em 2013. Diante das cenas a ordem dos advogados do Brasil entrou com um pedido de investigação do caso no tribunal de ética e disciplina da OAB. Se ficar constatada a má conduta do advogado, ele poderá até ser excluído do quadro da ordem.

Outras polêmicas

Diego Jatobá era filiado ao PSB, quando esteve à frente da pasta de Turismo, em Ipojuca, durante a gestão de Pedro Serafim (PDT), encerrada em 2013. Nesse mesmo ano, já afastado do cargo, o advogado se envolveu em outra polêmica, ao postar em suas redes sociais uma foto segurando várias cédulas de US$ 100. Depois da publicação, se justificou, afirmando que o dinheiro não era seu e tratava-se de uma brincadeira entre amigos.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Jatobá não está filiado a nenhum partido. Sua a última filiação foi com a Democracia Cristã (antigo Partido Social Democrata Cristão – PSDC), que foi cancelada em 14 de abril deste ano. A reportagem do Jornal do Commercioentrou em contato com o advogado, mas não recebeu retorno até a publicação da matéria.

Retratação

Para a ativista e membro do Fórum de Mulheres de Pernambuco, Simone Franco, também é preciso discutir punições para esse tipo de atitude. “Na minha opinião, a retratação de pessoas públicas apenas alimenta o ciclo de violência contra a mulher. O homem faz e diz o que quer e depois posa de arrependido? A violência não é reparada com uma retratação. Acho que nós, mulheres, estamos cansadas de retratações públicas”, afirma.

CARIRI EM AÇÃO

Com Tv Jornal/Foto: Reprodução Internet

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no FacebookInstagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.