Deputado acusa Ricardo Coutinho de querer fechar a UEPB

O deputado estadual Raniery Paulino (MDB) acusou o governador do Estado, Ricardo Coutinho (PSB), de querer fechar a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Segundo o parlamentar, diante das batalhas jurídicas travadas pela Reitoria da UEPB para manter em funcionamento a instituição de ensino superior contra o governo do Estado, não há o que deduzir desse fato, que vem se arrastando há quase um ano.

“O governador, lamentavelmente quer fechar a UEPB e nós estamos fazendo um movimento para que isso não aconteça. Na audiência pública da LDO, o reitor Rangel Junior foi categórico ao dizer que haverá fechamento de campus se a lei da autonomia da instituição não for cumprida”, disse

“Fatalmente ela será fechada e nós não queremos isso. Nenhum paraibano quer isso. Eu acho que o governo precisa ceder e não pode deixar de argumentar com a reitoria como está acontecendo. Eu torço por uma mediação e não queria que o desfecho fosse feito através de uma decisão judicial, mas sim de forma cordata”, ressaltou.De acordo com Paulino, o que o governador está imputando à UEPB é que ela reduza o seu orçamento ao ano de 2004, quando de lá pra cá muitas coisas mudaram com crescimento da instituição e, consequentemente, o seu orçamento.

Contudo, o deputado parabenizou o Tribunal de Justiça pela coragem que teve de fazer cumprir a lei, o que é óbvio, “mas na Paraíba existe um ser supremo maior onde a lei é do entendimento dele, e não a lei que foi aprovada pelo Poder Legislativo. Ele vai recorrer da decisão, mas eu tenho fé que vai perder”, desabafou o deputado.

Governador comenta decisão judicial a favor da UEPB e afirma que vai recorrer

O governador Ricardo Coutinho comentou a decisão judicial que determina o repasse integral do duodécimo da Universidade Estadual da Paraíba.

Ele disse que ainda não há qualquer decisão por parte do governo e classificou a determinação do Judiciário como gravidade tremenda.

– Imagine se formos fazer o orçamento agora através de decisão judicial, como é que fica a economia quando cair, como cairá a receita do Estado agora em julho? Então todos terão 100% do orçamento? E o Executivo, fica com 65%? O orçamento não pode ser feita por caneta de decisão. É uma consequência natural da receita, senão vão quebrar o Estado – disse.

O governador ainda ressaltou que irá recorrer da decisão.

CARIRI EM AÇÃO

Com Vitrine do Cariri/Foto: Reprodução Internet

Leia mais notícias em caririemacao.com, siga nossa página no FacebookInstagram e Youtube e veja nossas matérias, vídeos e fotos. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Cariri em Ação pelo WhatsApp (83) 9 9634.5791, (83) 9 9601-1162.