Seminário do Programa Criança Feliz em Monteiro compartilha experiências exitosas no município

A primeira infância, que compreende a idade entre o nascimento e os 6 anos, é a janela em que experiências, descobertas e afeto são levados para o resto da vida. Diante de tamanho desafio em todos os segmentos da sociedade, é necessário propor e discutir políticas públicas que garantam uma vida saudável às crianças, objetivando termos adultos mais seguros e felizes.
Tendo em vista as políticas públicas voltadas para a primeira infância no município de Monteiro, o Programa Criança Feliz através da Secretaria de Denvolvimento Social promoveu na manhã desta terça-feira, 26, o I Seminário com a temática: Primeira Infância Um Olhar Para O Começo Da Vida.
Para o momento foram convidados pela secretária de Desenvolvimento Social, Rosa Aleixo e pela secretária executiva, Silvania Mayer; a diretora da Casa Lar Rosimar Sales, a Coordenadora Estadual do programa Criança Feliz, Gilmaria Andreia que falou sobre: A riqueza da diferença: Uma conversa sobre a diversidade na Primeira infância; Natanaelson Honorato, advogado do CREAS e Cristiano Santana, Delegado da 14ª seccional de Monteiro que falaram sobre: A justiça começa na Primeira infância.
Ainda participaram Osmando Silva, Supervisor do Programa Criança Feliz no município de Monteiro, que com sua equipe compartilhou relatos e experiências do Programa; além de Maria de Fátima, diretora da Creche Ana Rapozo e Ana Débora que abordaram o tema: Políticas voltadas para a primeira infância no Município de Monteiro, voltadas para suas respectivas áreas.
O I Seminário: Primeira Infância Um Olhar Para O Começo Da Vida ainda contou a participação bastante especial da mãe de uma das crianças atendidas pelo Criança Feliz, Ronilda Alcântara que contou sua experiência e a evolução apresentada pela sua filha.
“Hoje minha filha sente falta quando não é o dia dos visitadores irem na minha casa. Ela era uma criança que não gostava de sair, eu tinha problemas pra sair de casa como ir a missa, e hoje ela já pede pra passear, brinca e sorri muito, tudo isso por conta do Criança Feliz. Agradeço muito a todos pelo carinho e dedicação”, disse Ronilda.
Por fim, houve um debate onde o público, composto pela sociedade monteirense e trabalhadores do Programa Criança Feliz das cidades de São João do Tigre, Camalaú, Sumé, Caraúbas, São Sebastião do Umbuzeiro, Serra Branca e Zabelê, pode tirar suas dúvidas e compartilhar experiências com os palestrantes.
A secretária Rosa Aleixo avaliou o I Seminário: Primeira Infância Um Olhar Para O Começo Da Vida como muito importante tanto para os agentes do Programa, quanto para os demais participantes, pois puderam compartilhar experiências.
“Vemos um grande público que trabalha com crianças, além de pais e responsáveis. São momentos como este que nos fortalece e nos impulsiona a trabalhar ainda mais, fazendo de Monteiro uma cidade cada vez melhor para nossos pequenos”.