Zabelê disponibiliza novas doses da vacina contra gripe, cidade pode confirmar segunda morte por H1N1

Exame pode confirmar a segunda morte por H1N1 no município de Zabelê, no cariri paraibano, primeiro caso foi registrado em 2016. Uma jovem de 28 anos, morreu na cidade e a suspeita é que seja H1N1 conforme sintomas, foi realizada a coleta para exame e a confirmação da morte que até o momento acredita ser H1N1 ou H3N2.

De acordo com a secretaria de saúde da cidade de Zabelê a campanha de vacinação foi realizada ultrapassando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, novas doses com lotes de 30 vacinas estão sendo enviadas diariamente para a cidade que sendo confirmado será a segunda morte confirmada pela influenza H1N1, o primeiro caso confirmado na cidade de Zabelê foi em 2016, de acordo com o secretario de saúde do município Laylson Neves a unidade está recebendo um grande número de pessoas em busca da vacina, só na semana passada foram mais de 200 doses aplicadas em pessoas que não fazem parte dos grupos de risco, o secretario orienta que todos devem busca a unidade afim de se proteger e prevenir contra a influenza . A suspeita está sendo investigada pela Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba.

A população da cidade está assustada com a hipótese do exame confirmar o primeiro caso no município deixando todos sob alerta e aumentando a procura da população em geral pela vacina.

Apesar do governo do estado ter divulgado que foi aberta a vacinação para a população, em contato com a 5º Gerencia de Saúde responsável pelas cidades do Cariri a redação do Portal TV Cariri foi informada que contagem nos municípios ainda esta sendo finalizada para em seguida realizar a contagem de doses que sobraram e que serão enviadas para os municípios. Cidades como Monteira está havendo uma grande procura por pessoas que não fazem parte dos grupos de risco estabelecida pelo Ministério da Saúde, porém não e possível precisar quantas doses serão disponibilizadas nem a partir de quando.

Em contato com Daniele Aragão que é responsável pela Vigilância Sanitária ela informou que a mostra chegou ao estado do Pará na quarta-feira (28) e que o resultado do exame deve sair nos próximos 15 dias, no entanto a população da cidade deve ficar tranquila conforme explica Daniele, a jovem estava com o cartão de vacinação atrasado e por esse motivo teria contraído a influenza que devera ser confirmado com exame se é H1N1 ou H3N2.