Famup lança campanha incentivando implantação da coleta seletiva, Monteiro já cumpre

Na Semana do Meio Ambiente a Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup) lançou uma campanha de estimulo à implantação da coleta seletiva nos municípios paraibanos de forma simplificada. A entidade vem desenvolvendo um trabalho junto aos gestores, órgãos ambientais e Ministério Público pelo fim dos lixões nas diversas cidades da Paraíba.

O objetivo desta campanha é fazer com que os municípios possam separar o material reciclado dos compostos orgânicos, visando a geração de emprego, renda e promoção da cidadania, além da preservação do meio ambiente. “Precisamos estar atentos à preservação do meio ambiente e essas ações começam a partir da coleta seletiva, um ato simples, que toda pessoa pode fazer em sua casa e beneficia não apenas o meio ambiente, mas que é capaz de gerar oportunidades de emprego nos municípios paraibanos, a partir do trabalho de reciclagem”, destacou o presidente da Famup, George Coelho.

A Famup orienta que os municípios façam a separação do que pode ser reciclável e do que não pode e explica que compostos orgânicos podem virar adubo. Destaca que mudanças de hábitos podem fazer com que quilos e quilos de lixo não acabem em lixões e aterros e ainda tenham o poder de mudar realidades, pois a reciclagem é fonte de emprego e renda.

Em Monteiro:

Mais uma vez na vanguarda, desde o mês de fevereiro equipes das Secretarias que compõem a administração municipal realizaram uma ação de conscientização em prol da campanha Monteiro Cidade Limpa. O foco do Programa é ampliar o conhecimento da população sobre a separação correta dos materiais recicláveis e o quanto esta atitude pode contribuir com o meio ambiente e, também, com a geração de trabalho e renda para aqueles que vivem da reciclagem de resíduos.

A campanha continua e também orienta no sentido de que é possível reaproveitar boa parte do lixo por meio da reciclagem, principalmente de papel, papelão, garrafas, latas, plásticos, copos e metal. Outros resíduos, como o lixo de cozinha, composto por cascas, sementes e restos de comida podem ser destinados à compostagem, enquanto o lixo de banheiro, devem ser destinados ao lixão.

A programação da coleta deste lixo reciclável está baseada no recolhimento nas sextas-feiras pela manhã, a fim de que os cidadãos se programem para colocar o lixo para fora das residências no início da manhã . “Colocamos o caminhão coletando os recicláveis pela manhã e a tarde a coleta dos demais descartes residenciais. O programa Monteiro Cidade Limpa requer a colaboração de todos os munícipes para que dê certo”, pontua o secretário.