Deputado solicita do INSA estudos visando a Implantação de tecnologia Atmosférica em CG

O deputado estadual Moacir Rodrigues (PSL), solicitou do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), o desenvolvimento de Estudos e Pesquisas visando a Implantação de tecnologia de Ionização Atmosférica em Campina Grande e nas cidades circunvizinhas. A Ionização Atmosférica, conforme argumentou o deputado, é uma alternativa eficiente para o combate à seca, com o objetivo de trazer água doce de forma ecologicamente correta para Milhões de pessoas. Essa tecnologia é utilizada para melhorar as chuvas mesmo em regiões semiáridas.

“É uma tecnologia de ponta verde para mais precipitação natural, apenas imitando o processo de ionização do sol, destacou o parlamentar que já encaminhou ofício para o diretor do INSA, Salomão de Sousa Medeiros.

A tecnologia consiste com a alteração de íons na atmosfera, podendo concentrar as moléculas de água ao redor dos íons e neste processo de condensação, liberar altas quantidades de energia na atmosfera formando nuvens e a precipitação.

“Essa tecnologia é sucesso Essa tecnologia é sucesso com resultados positivos em países como Suíça, Jordânia, Emirados Árabes e Austrália” enfatizou.

Na condição de presidente da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente, o deputado Moacir, propôs a realização de uma audiência pública sobre segurança hídrica no Nordeste. Ele também participou de uma reunião de alocação de água do Sistema Hídrico de Sumé-PB realozada pela AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas) e ANA (Agência Nacional das Águas).

Estavam presentes no evento, o prefeito de Sumé Eder, os representantes da AESA, ANA e algumas autoridades locais para discutir sobre a organização, manutenção de açudes com placas fotovoltaicas, alocação de água e reorganização do perímetro de irrigação.

PB agora