Alvo de críticas, Ancine libera verba para documentário sobre Bolsonaro

Após ser alvo de críticas pelo presidente Bolsonaro quanto ao tipo de produção audiovisual, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) acaba de autorizar a captação de R$ 530 mil para a produção de um documentário sobre Jair Bolsonaro. A obra “Nem Tudo se Desfaz”, do diretor Josias Teófilo, pretende partir das Jornadas de Junho 2013 para explicar as transformações culturais e políticas que levaram à ascensão de Bolsonaro à presidência nas eleições de 2018.

O anúncio foi feito nas redes sociais do filho de Bolsonaro, Eduardo, que é deputado federal por São Paulo. Ele divulgou a postagem com os seguintes dizeres: “Vem aí o documentário para impedir que a esquerda siga com a hegemonia cultural dizendo para o mundo o que é verdade no Brasil, pois sabemos que não é. @josiasteofilo@nemtudosedesfa“, descando a direção e o nome da obra. 

Teófilo, “curiosamente”, é o mesmo diretor do filme “O Jardim das Aflições”, obra que narra a vida, a obra, a trajetória e o pensamento filosófico de Olavo de Carvalho, o guru do atual governo.

A nova produção vem sendo anunciada como uma alternativa conservadora ao filme “Democracia em Vertigem”, da diretora Petra Costa. Os apoiadores do governo já sinalizam entusiasmo com a produção, caso de Eduardo Bolsonaro e o próprio Olavo,