ALERTA DO TCE: prefeito do Congo aplica menos que esperado em Educação

No acompanhamento bimestral de indicadores feito pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba baseados em dados enviado pela Prefeitura de Congo, o TCE alerta ao prefeito Júnior Quirino de que o gasto em Educação é menor do que o esperado para o período.

De acordo com o Relatório/Achado processado eletronicamente e automaticamente com Base nos dados enviados pelo GESTOR via SAGRES CAPTURA – Versão CT 01.00 2019, as aplicações de recursos na MDE, efetivamente empenhadas pelo município até junho de 2019, foram da ordem de 23,42% da receita de impostos, inclusive os transferidos.

Conforme o documento referente apenas à Administração municipal direta, a aplicação de recursos próprios em ensino está com “percentual de aplicação desfavorável ao atendimento do disposto no artigo 212 da CF (Constituição Federal). “Caso essa tendência seja mantida, o município não atenderá, ao fim do exercício, ao limite mínimo de 25% estabelecido no art. 212 da CF”, relatou Conselheiro Substituto Renato Sérgio Santiago Melo.

Em relação a aplicação mínima de recursos do MDE, o prefeito Júnior poderá ser punido por improbidade administrativa por realizar no município uma política de educação decrescente, já que a aplicação, em termo percentuais, vem diminuído a cada ano (período de janeiro à junho de cada ano). Só para ter uma noção da irresponsabilidade da gestão, em janeiro à junho de 2017, foi aplicado 28,98%, e neste ano, uma queda de quase 6%.  

O mesmo alerta de percentual desfavorável de investimento também é dado para o baixa arrecadação de impostos (IPTU e IRRF), realização de Despesas de Capital em montante inferior ao da Receita de Capital indicada, violando-se o disposto no art. 167, inc. II, CF, c/c o art. 44 da LRF, e pela baixa realização de investimentos.

O relatório também traz informações que os investimentos em educação através do FUNDEB também tem diminuído, baixando de 65,21% em 2017 para 60,39% em 2019, levando em consideração o período de janeiro a junho de cada ano.

ACESSE O RELATÓRIO. CLIQUE AQUI.