‘Chuva artificial’ em Dubai provoca alagamentos e esvazia shopping de luxo

Os Emirados Árabes Unidos têm clima desértico e, todos os anos, recebem uma média de apenas 100 milímetros de chuva. Desde o final de semana, contudo, o país foi “abençoado” por chuvas provocadas por uma moderna tecnologia chamada semeadura de nuvens. 

A técnica consiste no lançamento de substâncias aglutinadoras por aviões que ajudam a formar gotas de chuva. A substância mais comum é o cloreto de sódio, mas é possível usar ainda o iodeto de prata e o gelo seco (gás carbônico congelado).

Desde sexta-feira, 4, os Emirados realizaram oito operações de semeadura. Segundo o governo do reino, graças à tecnologia, as represas do país coletaram 6,7 milhões de metros cúbicos de água nos últimos dois dias. O custo médio da técnica é de 1 dólar para cada metro cúbico de água extraído das nuvens. Mas o resultado da operação não foi sentido somente nas áreas onde ficam as barragens, mas também em algumas das maiores cidades do país. Em Dubai, na região norte, ruas ficaram parcialmente alagadas e um dos maiores shoppings teve que ser esvaziado depois de um corte de energia nesta terça-feira, 8.