Número de suicídios entre jovens cresce pelo 10º ano consecutivo


Ataxa de suicídios entre crianças e jovens, de faixa etária que vai dos 10 aos 24 anos, cresceu pelo 10° ano consecutivo.

Em entrevista à rádio Correio FM, o psicólogo Luan Glauber falou sobre quão preocupante são os dados recentemente divulgados.

De acordo com o psicólogo, os profissionais buscam não estabelecer uma “resposta”, que venha a ser usada como justificativa para os dados.

– Buscamos não dar uma resposta imediata, muito menos determinista. Quando analisamos um fato como esse, que é um fato não somente social, mas com implicações acerca da psiquê, a gente tem que avaliar de uma maneira geral como sendo muito variável – explicou.

Foto ilustrativa: Reprodução

Foto ilustrativa: Reprodução

Segundo Luan, o crescimento do número de suicídios entre os jovens está ligado a uma série de fatores.

– Esse número tem ligação com uma série de elementos, mas, apesar disso, ainda nos traz um único indicativo: que a nossa sociedade pede socorro – ponderou.

Luan também reafirmou que esses números não servem somente para assuntar a sociedade, mas, principalmente, para alertar.

– Quando avaliamos o perfil das pessoas que cometiam suicídio antigamente, podemos ver que eram pessoas mais velhas, geralmente, ou que estavam passando por certas situações. Não podemos ser negligentes determinando que a resposta para a quantidade de suicídios é essa ou aquela, mas precisamos sim dizer que é um pedido de socorro de uma sociedade doente – concluiu.