Câmara de Sumé se reúne e discute vários temas de interesse da população

A Câmara Municipal de Sumé esteve reunida na noite desta terça-feira, dia 22, aprovando requerimentos e projetos de interesse da população sumeense.

Os vereadores aprovaram que a desafetação do prédio da Escola Irineu Severo que agora será utilizada para a construção da sede da Secretaria de Saúde de Saúde, onde vai funcionar diversos serviços e atendimentos ao público, com acessibilidade para o cidadão. Neste projeto, o único vereador que não votou foi o vereador Juan Pereira.

Juan Pereira teve seu projeto aprovado que reconhece o rodeio, a vaquejada e o laço, bem como as respectivas expressões artísticas e esportivas, como manifestações culturais municipais, elevando essas atividades a condição de bens de natureza ‘material integrantes do patrimônio cultural do município.

Os vereadores também aprovaram o PL do Poder Executivo que cria, no âmbito do Poder Executivo do Município de Sumé, o Programa de Educação Integral, que tem por objetivo o desenvolvimento de políticas direcionadas à melhoria da qualidade do Ensino Fundamental e à qualificação profissional dos estudantes da Rede de Ensino do Município.

O secretário Odilon Araújo esteve na tribuna e defendeu o projeto dizendo que o Programa de Educação Integral será Implantado e desenvolvido em regime Integral, inicialmente nas Unidades Municipais de Ensino “Maria Leite Rafael” e ‘Padre Paulo Roberto de Oliveira”. “O Programa de Educação Integral poderá, mediante edição de decreto do Prefeito do Município, ser estendido às demais Unidades da Rede Municipal do Sistema de Ensino, tendo como finalidade básica executar a Política Municipal do Ensino Fundamental, em consonância com as diretrizes das políticas educacionais fixadas pela Secretaria da Educação”, justificou.

Ainda na sessão, o presidente Bomba pediu que fosse lida a CARTA DE RENÚNCIA do suplente de vereador José Pedro da Silva, mais conhecido como Menininho. Ele era o primeiro suplente e foi candidato a vereador de Sumé pelo PR na coligação PRA SUME SEGUIR EM FRENTE II, obtendo 312 votos. “Informo que as razões que levaram a esta decisão são de cunho estritamente pessoal. Assim sendo, ratifico e reitero de forma livre, espontânea, expressa, Irrevogável e irretratável a RENÚNCIA AO MANDATO DE VEREADOR”, justificou.

Com a renúncia de Menininho, o segundo suplente Flávio Paulino assume a primeira suplência e caso algum dos vereadores da coligação precise se ausentar por algum motivo, Flávio Paulino poderá assumir a cadeira de vereador sumeense.