Vídeo que mostra menino com paralisia cerebral andando de skate viraliza na internet

Nas últimas semanas, um vídeo mais que especial viralizou na internet. Uma mãe, a publicitária e escritora Laura Costa Patrón, de 31 anos, realizou o sonho do filho, João Vicente, de 7 anos, que tem paralisia cerebral, e queria andar de skate. Através do projeto Anima Skate, de Porto Alegre (RS), ela utilizou uma adaptação especializada para esses casos e arrancou o sorriso mais verdadeiro do filho.

“É uma coisa muito insana, né? Não é uma coisa que você espera. Postei o vídeo há um mês e, do nada, quando vi, estava passando em emissoras americanas. Não sei como aconteceu, mas fiquei muito pensativa sobre isso: ‘Por que um vídeo como esse viraliza?’ Acho que tem uma coisa da energia que contagia, mas também acho que a gente não está acostumado a ver uma criança com deficiência feliz, fazendo um esporte. Ninguém está acostumado a ver isso”, falou Lau sobre a repercussão do vídeo.

João Vicente é portador da Síndrome Hemolítica Urêmica atípica, chamada de SHUa, uma condição rara que causa falhas no sistema imunológico. Por causa de uma crise repentina da doença, aos 1 ano e 8 meses, ele teve um AVC com sequelas graves e luta para se recuperar a cada dia. O menino ficou internado entre a vida e a morte por 71 dias numa UTI de hospital.

“É uma síndrome de causa genética, não tinha como saber. Quando teve a primeira crise, ele teve um AVC. Ele não nasceu com a paralisia.”
Os dias no hospital levaram Laura a escrever o livro “71 Leões”, que conta a história sobre sua maternidade, dor e renascimento.

“O João vem caminhando e passando pelos muitos impossíveis que colocaram para ele.”

Falta inclusão

“A gente não vê projetos inclusivos. Quantas vezes a gente viu um skate inclusivo? Esse vídeo viralizou primeiro nos Estados Unidos, depois na Europa, foi parar no Japão, na Indonésia. As pessoas me mandam mensagens do mundo inteiro dizendo: ‘Isso não existe onde vivo’. Gente, não é algo tão complexo, é uma solução simples. A gente está falhando enquanto sociedade porque não estamos conseguindo dar solução. O vídeo falou um pouco sobre isso, deu um choque nas pessoas.”

Veja o vídeo: