Butantan aponta risco de contaminação de água em Campina Grande


Oprocurador da República Bruno Galvão Paiva anunciou que um inquérito civil foi instaurado para monitorar a qualidade da água do município de Campina Grande.

Durante entrevista concedida a uma emissora de rádio local, Bruno ressaltou que estudos realizados pelo Instituto Butantan apontavam que existe um possível risco de contaminação da água em Campina Grande.

– No final do ano passado, a procuradora regional da República em São Paulo marcou uma reunião comigo e com todos os colegas da Procuradoria da República em Campina Grande para trazer ao nosso conhecimento a existência de alguns estudos produzidos por uma pesquisadora do Instituto Butantan, que apontava alguns riscos de contaminação em vários mananciais existentes em todo o Brasil. Dentre eles, Campina Grande – disse.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Foto ilustrativa: Agência Senado

Segundo Bruno, informações estão sendo levantadas e órgãos da Paraíba já foram acionados.

– Atento a este estudo e também ciente de que há um monitoramento constante por parte de vários órgãos públicos no Estado, tanto federais quanto estaduais, resolvemos instaurar um inquérito civil para levantar o maior número de informações sobre a análise da qualidade da água. Foram oficiados vários órgãos públicos. Entre eles, o DNOCS, que é o responsável pela administração do Açude Epitácio Pessoa, o Ibama, Sudema, Universidade Estadual da Paraíba e Universidade Federal de Campina Grande – concluiu.