Secretário paraibano critica recuo de Bolsonaro sobre Ministério da Segurança

Para o secretário de Segurança Pública do Estado da Paraíba, Jean Nunes, a atitude do presidente Jair Bolsonaro só demonstra a falta de atenção para com a segurança nos Estados ao recuar da decisão de criar o Ministério da Segurança Pública.

O recuo do presidente seria por conta do esvaziamento que o ato causaria na Pasta do ministro da Justiça Sérgio Moro.

– Isso foi muito ruim para os Estados. Isso só demonstra que a Segurança não tem a devida atenção necessária por parte do governo federal. O ministério sinalizaria que estaria dando uma atenção diferenciada com o repasse de recursos para os Estados, que até agora não veio praticamente nada. Ele viria em boa hora se fosse para demonstrar que de fato essa atenção, coisa que a gente está sentindo falta – atestou o secretário.

Paraíba Online • Secretário paraibano critica recuo de Bolsonaro sobre Ministério da Segurança

Foto: Paraibaonline

Ele avalia ainda que a falta de atenção do governo se dá ainda pela forma como repassa financeiro para o setor, uma vez que, grande parte continua sendo contingenciado. Jean Nunes disse que houve até uma reunião com Moro para reverter a situação, ou seja, para descontingenciar o recurso que viriam das lotéricas.

– A falta de atenção não é só pela não criação do ministério, mas também por não liberar os recursos, isso tem travado o desenvolvimento de ações para o setor de segurança. Nós estamos trabalhando com muita limitação e ainda assim, temos feito nossa tarefa buscando investir em reaparelhamento, reestruturação das unidades para baixar os índices da criminalidade, enfim os Estados estão fazendo sua parte e a Paraíba tem se destacado – referendou.

Conforme o secretário, 85% dos gastos são para os Estados na segurança pública do país, porém o governo federal tem condições de fazer um aporte muito maior para apoiar as ações dos gestores estaduais, mas não tem demonstrado intenção neste sentido.