Caririzeiras têm peças apresentadas em desfile em João Pessoa

A coleção do estilista Ronaldo
Fraga, “Somos todos Paraíba”, com 25
modelos paraibanas, teve sua coleção exposta no Espaço Cultural José Lins do Rego, na quarta-feira 29/01 Onde deixou muitos paraibanos orgulhosos.

O evento faz parte do 31° Salão do Artesanato da Paraíba. E constituiu-se em momento único, fruto da genialidade do protagonista inspirado nas obras do artista plástico o paraibano Flávio Tavares, das mãos das 35 rendeiras de bordados renascença da região do Caririe, dos municípios de São Sebastião de Umbuzeiro, Zabelê, Monteiro, Camalaú e São João do Tigre.

O evento ainda contou com a apresentação da cantora Sandra Belê, filha de rendeira, que com sua voz transformou o ambiente numa ópera nordestina. Tornando-se um espetáculo mágico, glamoroso, emocionante e inédito com personalidade e identidade cultural. Não deixando a desejar a nenhum desfile, comparando às grandes casas mundiais da moda dos estilistas franceses Yves Saint Laurent, Cristian Dior, Coco Channe, ou italianos Guccio Gucci, Giorgio Armani
entre outros.

Pode-se dizer, que o desfile foi a síntese da cultura regional unida às artes: plástica, cênica, erudita e popular. Integranfo assim, ao sofrimento da aridez da seca, de forma lírica e poética, transpareceu que o povo não se deixa abater, pois das mãos de suas rendeiras surgem peças transformadas em verdadeiras joias raras. Participaram do Salão do Artesanato 300 expositores, representando 3800 artesãos de 46 municípios.

Foi comercializado no evento, 33,3 mil peças, gerando 1,6 milhãode reais. Sendo assim, o artesanato incentiva a vida, a dignidade e a evolução humana.

Informações: Regina Rodriguez Bôtto Targino. Profe. Emérita da UFPB