Médico do HUAC aponta aumento nos casos de HIV entre jovens e idosos

O médico infectologista do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), João Paulo Ribeiro, falou sobre o aumento na detecção do vírus HIV entre os jovens.

– Temos tido problema, principalmente, entre as pessoas mais jovens. O aumento do número de casos tem sido muito maior, principalmente nas pessoas entre 15 e 30 anos. A raiz desse problema está na falta do uso do preservativo, que tem sido cada vez mais frequente – ressaltou.

Durante entrevista concedida a uma emissora de rádio local, o infectologista destacou que além dos jovens, muitos idosos têm sido diagnosticados com a doença.

– Temos visto que o número de casos tem aumentado em idosos. Em idosos tem a particularidade que tem a cultura de não usarem preservativo. Isso tem permanecido, e as equipes de saúde têm muita dificuldade em difundir a ideia do uso do preservativo em faixas etárias mais avançadas – falou.

O vírus causador da Aids está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno.

A infecção pode ser transmitida por meio do sexo sem camisinha, mãe portadora do vírus pode transmitir para o filho durante a gestação, no parto ou na amamentação.

Além disso, o vírus pode ser transmitido pelo compartilhamento de agulha ou seringa com portadores de HIV.