Médica explica como evitar que bebês fiquem doentes em mudança de clima

om a mudança repentina do clima, os bebês, crianças e idosos são os que mais sofrem, devido à baixa imunidade. Tosse, espirros, dores no corpo, febre são alguns dos sintomas mais comumente associados a essa época do ano.

Em se falando de bebês, os cuidados devem ser ainda maiores. A pediatra Socorro Martins, durante entrevista à Rádio Campina FM, deu dicas de como evitar que os pequenos fiquem doentes.

Foto ilustrativa: Reprodução

Foto ilustrativa: Reprodução

Ela ressaltou a importância de pais, amigos, familiares se higienizarem antes de pegar na criança de colo. Lavar as mãos, evitar beijar o rosto e até de entrar dentro de casa com a mesma roupa que estava na rua ou trabalho.

– Os cuidados são muitos. Não expor a criança em ambientes públicos, na medida do possível, estar com o calendário vacinal dela em dia. Dar bastante líquido e se ainda estiver em período de aleitamento materno, sempre garantir a amamentação em maior frequência. Viu que o tempo mudou de novo, então abra as janelas, deixe o ar circular dentro da casa. Quando os pais chegarem do trabalho, deve tomar um banho, trocar a roupa antes de pegar na criança. Muitas vezes, mesmo os pequenos estando o tempo todo dentro de casa, ficam doentes. Parentes e amigos do casal que estejam doentes, evitem de ir visitar os bebês, pois são alvo fáceis de vírus e bactérias – disse.

A médica destacou a importância de manter a limpeza e hidratação das narinas e mãos dos bebês, já que eles sempre as colocam na boca. Evitar que a criança durma com cabelo e corpo molhado e os vestir com roupas adequadas ao clima também são formas de prevenir doenças.