Novo coronavírus tem baixa letalidade e não há motivo para pânico, diz Secretário

O secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, disse que o coronavírus é uma virose de baixa letalidade e que 80% dos casos de mortes ocorrem em pacientes idosos, acima de 80 anos, com doenças associadas à hipertensão, diabetes, lúpus, artrite reumatoide, enfisema pulmonar, transplantados ou que utilizam corticoides continuamente e drogas imunossupressoras.

À Rádio Campina FM, Geraldo ressaltou que os casos suspeitos da doença devem seguir o protocolo do Ministério da Saúde e ficar em isolamento domiciliar, já os casos em que necessitem de maior acompanhamento, estes têm indicação para internamento hospitalar.

– É preciso evitar o contato com pessoas com suspeita da doença e obedecer a etiqueta respiratória, ou seja, se proteger ao tossir e espirrar dobrando o braço em direção ao rosto. Isso são medidas que fazem com que as gotículas de saliva não sejam transmitidas para outras pessoas – afirmou.

O secretário pediu que a população não entre em pânico, pois esta virose tem menor letalidade com relação a outros tipos de gripe, como o H1N1.

– Não há necessidade de correr para a farmácia e comprar máscara e álcool em gel. É uma gripe comum e não há necessidade de ter uma prevenção especial, apenas mantendo os hábitos informados pelo Ministério da Saúde. Se a população não obedecer às orientações das autoridades sanitárias, entrarem em pânico e recorrerem à utilização indiscriminada desses itens, elas estarão penalizando quem realmente necessita – orientou.

Para maiores informações a respeito da doença, a população pode acessar o site do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde.