Secretário de Saúde da Paraíba: “Não é o momento para abrir o comércio”

O secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, afirmou que atualmente o cenário do novo coronavírus na Paraíba é de 77% dos casos na Grande João Pessoa, de 5% a 9% dos casos em Campina Grande e os demais casos em outras cidades do Estado.

Ele destacou que é necessário manter o isolamento social, pois a curva mais alta foi prevista do dia 20 de abril a todo o mês de maio, baseado em estudos de dados dos municípios que têm maior circulação viral.

Geraldo declarou, durante entrevista à Rádio Caturité FM, que não se pode abrir o comércio neste momento, pois os casos aumentariam e, consequentemente, o número de mortes também.

Ele frisou que a Paraíba está em uma situação relativamente confortável em relação ao número de leitos de UTI e enfermaria disponíveis.

– Pedimos mais paciência aos comerciantes. É fundamental que a sociedade entenda que este não é o momento para abrir o comércio ou ter flexibilização, porque senão teremos daqui a quinze dias o reflexo disso – apontou.

O secretário declarou que os testes rápidos já estão sendo feitos em domicílio na capital paraibana e logo serão feitos em Campina Grande, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Ele citou que os testes só podem ser feitos a partir de oito dias dos sintomas e o objetivo dos testes feitos em casa é reduzir a aglomeração nas unidades de saúde.