Campina Grande realiza ação contra exploração sexual

Durante a manhã dessa terça-feira (28), foi realizado uma ação alusiva ao 18 de Maio, “Dia Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual contra Criança e Adolescente”.

A ação foi promovida pela Prefeitura campinense, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Gerência da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal em Defesa da Criança e Adolescente e as Instituições que compõem a Rede de Atendimento a Criança e Adolescente (Redeca).

O Pit Stop ocorreu em um dos principais semáforos da cidade, localizado na Praça da Bandeira, centro.

As equipes técnicas do Centro de Referência Especializado, Programa Ruanda, PETI e Centro Dia, além das secretarias Municipal da educação e de saúde, alertaram a sociedade sobre os crimes desta natureza.

Foram entregues sacolas automotivas personalizadas com o tema da ação.

Segundo Magliana Leite, gerente da Criança e do Adolescente, o movimento em defesa dos direitos da criança e do adolescente, após a mobilização, conquistou aprovação da Lei Federal 9.970/2000, que instituiu o 18 de Maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual, contra a Criança e o Adolescente.

“Ações como esse Pit Stop alertam e convocam a população campinense a se engajar pelos direitos das crianças e adolescentes que têm o seus direitos violados, trazendo prejuízos futuros para a vida e formação como cidadão” relata.

O 18 de Maio foi instituído Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A data ficou conhecida pelo “Caso Araceli”, quando, em 18 de Maio de 1973 uma menina, com apenas oito anos de idade, foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo.

Os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.

Com Heleno Lima