Ricardo Salles anuncia suspensão de todas as operações contra desmatamento na Amazônia e queimadas no Pantanal

O Ministério do Meio Ambiente, comandado por Ricardo Salles, anunciou nesta sexta-feira, (28) a suspensão de todas as operações de combate ao desmatamento ilegal na Amazônia e às queimadas no Pantanal. A medida entra em vigor na próxima segunda-feira, 31.

Em nota divulgada à imprensa, o Ministério do Meio Ambiente afirmou que, em relação ao combate ao desmatamento ilegal na Amazônia, serão suspensas as atividades de 77 fiscais, 48 viaturas e 2 helicópteros do Ibama, e 324 fiscais do ICMBio.

Já em relação às queimadas, serão desativados os trabalhos de 1.346 brigadistas, 86 caminhonetes, 10 caminhões e 4 helicópteros do Ibama, além de 459 brigadistas e 10 aeronaves Air Tractor do ICMBio.

O ministério justificou a paralisação das atividades, que poderão resultar no aumento do desmatamento na Amazônia e do incêndios na região do Pantanal, a um bloqueio financeiro de R$ 60,6 milhões determinado pela Secretaria de Orçamento Federal em verbas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).