Ecoparaíba e Feiras da Economia Solidária retomam atividades

As atividades dos empreendimentos da Economia Solidária assistidos pela Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária (Sesaes) começam a ser retomadas. Um desses espaços, o Centro Público Estadual de Economia Solidária (Ecoparaíba), localizado no Centro de João Pessoa, voltou a atender às quartas e sextas-feiras. Nas sextas-feiras, no local acontece a feira de produtos da agricultura familiar. 

Segundo o gerente Operacional do Centro Público Estadual de Economia Solidária, Rodrigo Moreira Rodrigues, após um período de paralisação das atividades em virtude da pandemia, o Ecoparaiba, espaço que abriga 32 empreendimentos, que comercializam produtos artesanais e da agricultura familiar, está reabrindo às quartas e sextas-feiras. Ele adiantou que também estão sendo retomadas as feiras itinerantes que acontecem fora do Centro Público, como por exemplo, a feira realizada no pátio do Restaurante Popular, em Mangabeira, às quartas-feiras. 

De acordo com Rodrigo Moreira, outras feiras itinerantes, como a da PBPrev, Fundação José Américo e Centro Administrativo Estadual, espaços importantes para esse grupo, também devem retornar em breve. “Estamos apenas aguardando as definições das direções desses espaços. Quanto as feiras que acontecem nos municípios, estão sendo aguardados os decretos municipais com suas definições para que sejam retomadas”, explicou. 

Feira da Economia Solidária – A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), a qual está subordinada a Sesaes, também possui parcerias com entidades como: Colégio Marista e a Missão Braços Abertos para realização das Feiras de Economia Solidária. E toda primeira sexta-feira do mês, a feira acontecerá na Missão Braços Abertos, localizada na Avenida Ministro José Américo de Almeida, S/N, das 6h às 13h.  

As feiras têm por objetivo incentivar e integrar o sistema público à economia solidária, por meio da comercialização de produtos artesanais, e de produtos da agricultura familiar, com a comercialização – pelos próprios agricultores e artesãos – dos produtos e artigos por eles produzidos.