Ana Paula Araújo sobre livro: ‘Estupro é o único crime em que a vítima é que sente culpa’

São histórias brutais, chocantes. E o pior: mais comum do que se imagina. Poucos são os casos de estupro que viram notícia. A maioria fica invisível, impune. A jornalista Ana Paula Araújo pesquisou o assunto, entrevistou mulheres vítimas de estupro, criminosos e especialistas e acaba de lançar um livro sobre a cultura do abuso sexual no país. Ela conversou com a equipe do Fantástico

Ana Paula Araújo: A minoria é punida. Primeiro que a gente tem um universo de 90% dos casos que não são denunciados. E dos 10% que chegam até as delegacias, poucos têm uma investigação policial de fato. Depois ainda tem a decisão da justiça de um crime que por muitas vezes não deixa marcas, não tem testemunhas, então a punição é muito difícil.

Fantástico: Ana, o seu livro é resultado de quatro anos viajando pelo país ouvindo histórias de mulheres, crianças e adolescentes inclusive que foram vítimas de abuso sexual. O que essas histórias têm em comum?

Ana Paula Araújo: Acho que o que mais tem em comum são as sequelas que ficam pras vítimas. Mesmo as que sabem que elas não são culpadas pela violência que sofreram, sempre é uma culpa muito grande. Eu costumo dizer que estupro é o único crime em que a vítima é que sente culpa.

G1