Conselho aprova ensino híbrido para semestre letivo 2020.2 na UFPB, diz reitor

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aprovou a aplicação de ensino híbrido para o semestre letivo 2020.2 da instituição, durante uma reunião que aconteceu pela internet, nesta quarta-feira (9). Conforme informações do atual reitor da instituição, Valdiney Goveia, foram aprovadas aulas práticas presenciais e teóricas, que devem ser feitas de forma remota.

Conforme o conselho, o período letivo será suplementar. O calendário ainda será definido em reunião, que continua ainda na tarde desta quarta.

O reitor explica que uma proposta de calendário foi apresentada, para que as aulas retomem em fevereiro, mas a sugestão ainda não foi votada, precisando de aprovação de duas minutas. Ainda segundo o Valdiney, foram aprovadas aulas presenciais, para matérias práticas; e remotas, que vão contemplar aspectos teóricos.

A reunião do conselho vai continuar ao longo da tarde, a fim de aprovar outros artigos da minuta e o calendário proposto. Valdiney afirma que assim que votado, a divulgação do calendário será feita.

Há oito meses, em 16 de março, a UFPB suspendeu aulas presenciais para evitar contaminação com o novo coronavírus. Desde o início da pandemia, a instituição aprovou dois calendários suplementares, um em maio e outro em agosto.

Atividades do calendário suplementar não são obrigatórias para os alunos e professores e acontecem de forma remota. Os semestres letivos de 2020 seguem suspensos.