Dom Dulcênio visita Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Prata e confere andamento da reforma

A igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Prata-PB, está passando por uma ampla reforma em sua estrutura interna, desde o ano de 2020 após a Paróquia concluir os trabalhos internos da torre e da reforma da secretaria, a atenção do Pároco, Padre Eude Araújo, voltou-se para o Templo como um todo.

Os trabalhos compreendem a troca de todas as janelas, e a reconstrução do Altar-Mor, que ao ano de 1990 foi destruído devido o desabamento do telhado da igreja, o que também acarretou prejuízos às antigas paredes laterais, fazendo com que se perdesse os detalhes históricos da edificação em alvenaria e em alto-relevo; naquela época fez-se necessário mudar todas as janelas.

Para tanto, após 30 anos, com muito empenho e dedicação de todos os paroquianos e benfeitores, o Padre Eude decidiu presentear à comunidade com a reconstrução de um novo Altar e a colocação de novas janelas; nos próximos meses a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário completará 125 anos de existência.

O trabalho que já começou desde agosto, segue a todo vapor e nesta terça-feira (14), de passagem pelo Cariri para celebrar Nossa Senhora das Dores nas paróquias de Monteiro, São José dos Cordeiros e na cidade de Zabelê, o Bispo Diocesano de Campina Grande Dom Dulcênio Fontes de Matos, visitou a paróquia sediada na cidade de Prata e viu o andamento das obras.

Padre Eude mostrou ao bispo o projeto da reforma e ao leva-lo a matriz explicou que haverá detalhes em alvenaria e alto-relevo nas partes internas e externas. Estando na Igreja, o bispo constatou que esta tem sido uma grande obra que a paróquia está realizando, e destacou que zelar pela igreja física é zelar por todos os fiéis.

“Zelar pelo templo significa zelar pelas almas, pois é aqui no templo material que se acolhe os outros templos, pois somos templos do Espírito Santo. Quando um templo é bem cuidado ele nos ajuda à oração e à liturgia. Zelar pela igreja é cuidar de quem aqui frequenta, pois ajuda a rezar na oração pessoal e comunitária. É um ambiente onde o fiel se encontra com Deus, o silêncio, as cores, as flores, as imagens tudo no seu devido lugar isso vai ajudando a oração”, disse.

Conhecendo o projeto

De acordo com o Padre Eude Gomes, o novo Altar-Mor será construído em alvenaria com detalhes em madeira de cedro que terá douramento em folha de ouro italiano (técnica usada na maioria das igrejas históricas centenárias), tal técnica tem ficado a cargo do artesão Cláudio Neves, da cidade de São João Del Rei-MG, de onde virão as peças já prontas à serem aplicadas na obra.

Além desses detalhes que serão aplicados ao Altar-Mor, lá haverão as imagens da Padroeira Nossa Senhora do Rosário, de São José e a Santa Cruz. Nas laterais da Igreja haverá outros altares, um com a imagem do Sagrado Coração de Jesus, outro com a imagem de São João Batista e a capela do batismo, com os nichos laterais tendo as imagens de Santo Antônio e São Sebastião.

A paróquia conta com você

Por que é importante doar? Porque é a partir desse gesto concreto que o pouco se torna muito e o nada se transforma em tudo. É a oferta generosa, simples, e de coração que faz a obra acontecer. Em se tratando do resgate histórico feito na Igreja Matriz, o Padre Eude chama atenção de seus fiéis para a memória da igreja da cidade de Prata que está sendo reconstruída.

Ajudar nessa reconstrução é aludir à memória afetiva de tantas pessoas que por aí passaram e deixaram seu legado à terra, paróquia e comunidade, portanto para doar, e se fazer benfeitor anote os números da conta abaixo e não meça esforços para ser também um reconstrutor de memórias.

Por: Ascom com informações, fotos e edição, Padre Eude e Pastoral da Comunicação.

Veja o vídeo do Bispo de Campina Grande:

Imagem da notícia
Imagem da notícia
Imagem da notícia
Imagem da notícia
Imagem da notícia
Imagem da notícia
Imagem da notícia
Imagem da notícia

Diocese de Campina Grande