“Expedição do Caminho das Águas” defende transposição d’águas do São Francisco para Sumé

Organizações e populares do Cariri paraibano, realizarão no próximo sábado dia 11 de março, a   Expedição do Caminho das Águas, que visa pela vinda das águas da Transposição do Rio São Francisco para açude de Sumé.

O objetivo é que as águas da Transposição do Rio São Francisco, do açude de Poção em Monteiro chegue até o açude Zé Farias em Sumé. Para em seguida, promover a revitalização do perímetro irrigado, para a produção de alimentos e geração de emprego e renda para o município de Sumé e região.

Segundo o mobilizador da expedição, João Paulo Miranda, com a mobilização da Cooperativa dos Irrigantes, Associações dos Ribeirinhos, juntaram-se e no mês de junho 2022, realizaram no balde do açude o Grito Pelas Águas.

“O prefeito Eden Duarte, deu um apoio muito importante: reunimos funcionários, escolas, comerciantes, sociedade civil. Levamos, um faixa e demos um abraço simbólico em cima do balde do açude”, contou João Paulo sobre o primeiro momento.

Para esse segundo momento, o organizador cita a luta da Expedição do Caminho das Águas, e lembrou que o atual senador Efraim Filho, já tinha cogitado o projeto de trazer as águas do açude de Poção para o açude de Sumé.

“A ideia seria usar o Riacho da Umburana, quem me comunicou foi um primo do dono da Fazenda Firmeza. Desde então, que estou com a ideia na cabeça. E mobilizamos a população em geral, nessa luta para a vinda dessas águas”, explicou João Paulo de onde nasceu a iniciativa da mobilização.

Para tanto, idealizador da Expedição do Caminho das Águas, defende sua ideia com base em uma narrativa de produção história, e justifica o porquê do ato?

“Temos um perímetro irrigado de aproximadamente 500 hectares, que nas décadas de 70 e 80 produziu muito alimento, emprego e renda fazendo com que a economia de Sumé crescesse. Esse perímetro foi desativado, no final da década de 80. Então, a vinda dessa água para Sumé: primeiro garantir o abastecimento humano, e o abastecimento do Sistema Adutor do Cariri, e também a possível revitalização do perímetro”, justificou João Paulo Miranda.

Os participantes da Expedição do Caminho das Águas, no próximo sábado (11/03) às 7hs, colocaram um marco simbólico no açude Poção em Monteiro, em seguida percorreram o caminho das águas com destino ao açude Zé Farias em Sumé.

“Acredito, que faremos em dois finais de semana: sábado de 11 e 18 de março. Já, que percurso é em torno de 24 quilômetros”, reforçou o convite o organizador.

CARIRI EM AÇÃO