Assentamento do Cariri paraibano ganha centro de confecção de roupas

Na manhã da terça-feira (14), o assentamento Mandacaru, no município de Sumé, recebeu oficialmente o Centro de Confecção de Roupas Sebastião Sotero da Silva “Sebastião Peba”. A criação do centro foi fruto de uma parceria público-privada entre a Prefeitura de Sumé e a microempresa Lip Anjo, que produz roupas infantis para comercialização em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste pernambucano.

O município, a uma hora e meia de Sumé, é o principal ponto de venda de confecções do estado vizinho e faz parte do chamado “Triângulo das Confecções” junto com Toritama e Caruaru.

 

A cerimônia de descerramento da placa do centro foi acompanhada pelo superintendente do Incra na Paraíba, Antônio Barbosa Filho, e pelo coordenador-geral do Escritório Estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) na Paraíba, Cícero Legal, ao lado do prefeito de Sumé, Éden Duarte Pinto de Sousa, de secretários municipais e vereadores, além das famílias assentadas e dos representantes da empresa Lip Anjo Eduardo Felipe e Daniel Félix.

 

Os familiares do agricultor assentado já falecido “Sebastião Peba”, as filhas Inácia Maria e Maria da Paz e o neto Sebastião Silva, também participaram da inauguração e agradeceram a homenagem da prefeitura.

 

A gestão municipal aproveitou o momento de reunião das famílias do assentamento para promover uma Feira de Saúde na Comunidade, que ofereceu atendimento médico e de enfermagem, vacinação, exames laboratoriais, marcação de consultas e cadastramento para castração de cães e gatos.

 

Para a secretária de assistência social de Sumé, Ednalva Libânio, a inauguração do espaço é uma boa oportunidade para os jovens, sobretudo as mulheres do assentamento. “Destacamos não apenas a importância da parceria, mas também do empoderamento feminino e da promoção do desenvolvimento na cidade de Sumé”, disse.

 

“A ideia é que possamos evoluir, crescer juntos”, afirmou Eduardo Felipe Félix, representando a empresa Lip Anjo.

 

Emprego e renda

 

A implantação do Centro de Confecção de Roupas “Sebastião Peba” já deu emprego, nesta fase inicial, a pelo menos oito mulheres do assentamento Mandacaru, que está localizado a aproximadamente 280 quilômetros de João Pessoa, numa região onde o bioma é a Caatinga e nem sempre é possível produzir alimentos excedentes para comercialização.

 

As 114 famílias que vivem nos 4.392 hectares do assentamento se dedicam à caprinocultura, ovinocultura e ao plantio de feijão, milho, batata-doce, jerimum, melancia e hortaliças, Mas, muitas vezes, devido à irregularidade das chuvas na região, a produção é suficiente apenas para a subsistência das famílias.

 

A agricultora assentada e costureira Ednalva Cabral da Silva, 36 anos, contou que, antes da criação do Centro, ela e outras quatro costureiras do assentamento, em busca de uma segunda fonte de renda, passaram cinco meses costurando no município de Camalaú. Elas saíam da comunidade antes do amanhecer e levavam quase duas horas de moto para chegar no trabalho. “Agora, com esse centro, estamos em casa”, disse Ednalva, que vai poder passar mais tempo com as filhas, de 17 e 9 anos.

 

No prédio que agora abriga o centro de confecções, funcionava a antiga escola que atendia às crianças da comunidade. A Prefeitura de Sumé construiu uma escola mais moderna próxima ao assentamento e, com R$ 15 mil, reformou o prédio para receber 11 máquinas de costura fornecidas pela empresa Lip Anjo.

 

A expectativa é que, no futuro, a empresa Lip Anjo demande mais funcionários e que a Secretaria de Assistência Social de Sumé oferte cursos de costura para que outras pessoas de Mandacaru também possam aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida de suas famílias.

 

Parcerias para o desenvolvimento

 

O representante do MDA/PB, Cícero Legal, ressaltou a importância da agricultura familiar na produção de alimentos para o povo brasileiro. Ele falou ainda sobre as máquinas adaptadas à agricultura familiar que devem chegar da China, no início de 2024, e serão testadas no município de Apodi, no Rio Grande do Norte.

 

“Temos que melhorar a produção da agricultura familiar com assistência técnica, créditos e mecanização”, afirmou Cícero Legal.

 

O superintendente do Incra/PB, Antônio Barbosa Filho, destacou o incentivo do governo federal à celebração de parcerias com governos estaduais e municipais e ainda parcerias público-privadas com o objetivo de estimular a economia, inclusive com a criação de agroindústrias, e criar novas fontes de renda para as famílias da zona rural.