Secretário de Lula quer Ricardo Coutinho no governo federal

Gilberto Carvalho, ex-ministro e atual Secretário Nacional de Economia Popular e Solidária (SENAES) quer o ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (foto) com cargo no governo federal. Isto ficou claro em entrevista concedida nesta sexta-feira, 17, em João Pessoa ao programa Arapuan Verdade (Rádio Arapuan), logo repercutida pelo site Polêmica Paraíba.

A entrevista começou com o titular do SENAES defendendo que o PT lance candidatura própria à prefeitura da capital paraibana, estando o partido para decidir entre as postulações da deputada estadual Cida Ramos e do ex-prefeito Luciano Cartaxo.  Todavia, o tema que pautou a entrevista foi o abandono que Ricardo Coutinho vem sofrendo por parte do novo governo Lula.

Governador eleito e reeleito, Ricardo Coutinho, depois de deixar o governo – ao fim do segundo mandato – foi denunciado por corrupção e, investigado na Operação Calvário, chegou a ser preso pela Polícia Federal. Logo foi solto, mas depois disso, politicamente desgastado, sofreu seguidos reveses eleitorais.

Enquanto esteve à frente do governo da Paraíba, Ricardo foi o mais fiel e entusiasta dos governadores aliados de Lula, embora à época filiado ao PSB. O governador paraibano promovia grandes recepções para o aliado, trazendo-o ao estado para inaugurar o que quer que fosse.

Na entrevista, Gilberto Carvalho – inclusive lembrado que Ricardo Coutinho, enquanto governador, foi dos únicos a visitar Lula quando o atual presidente estava na cadeia – tentou desfazer essa imagem de “ingratidão”:

“Faltou cuidado nosso com Ricardo. Ricardo merecia ter espaço no governo federal, chegamos a discutir essa questão. A Amanda, esposa dele, trabalha no ministério da Saúde, mas Ricardo propriamente está em um ‘retiro’. Mas esperamos voltar a conversar com ele”, disse. “É um daqueles caras que não pode deixar pelo caminho”.

Os aliados de Ricardo continuam à espera da caneta do presidente da República; caneta esta que, segundo tais aliados, tem sido pródiga apenas na nomeação de bolsonaristas do Centrão.

 

O Antagonista