Presidente do PT na Paraíba lamenta fragilidade do Sistema Eleitoral após filiação de Lula ao PL

O dirigente do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, Jackson Macêdo, lamentou, nesta sexta-feira (12/01), a filiação através de dados falsos do presidente Lula (PT) ao partido de Jair Bolsonaro, o Partido Liberal (PL).

Uma apuração interna realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) descobriu a operação após questionamentos feitos pela imprensa nacional sobre o episódio. Após a descoberta, o presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, solicitou que a Polícia Federal realizasse investigações para apurar o ocorrido.

Ainda segundo o TSE, não houve invasão do sistema, mas sim a utilização de “credenciais válidas para o registro de uma nova filiação falsa”.

Em entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM, Jackson expôs fragilidades do sistema de filiações da Justiça Eleitoral e lamentou o ocorrido.

“Não é a primeira vez que isso acontece. Já aconteceu outras vezes, inclusive com a presidente Gleisi Hoffmann, filiaram ela uma época no Patriotas. Você lembra que uma vez aqui filiaram Nilvan Ferreira no PT. O sistema de filiações da Justiça Eleitoral eu considero bastante frágil, que através de uma senha, essa senha roda na mão de muita gente das direções partidárias e às vezes um irresponsável pega o título eleitor de alguém e joga dentro do sistema de determinado partido. E quando acontece com uma figura pública, a repercussão é grande. Acho que cabe ao TSE investigar”, detalhou.