Série documental Cores e Sabores inicia gravações na zona rural de Monteiro

Oito receitas de cinco cidades serão mostradas por uma jovem aprendiz das tradições caririzeiras

A série “Cores e Sabores” iniciou as gravações neste domingo (10) na comunidade de Santa Catarina, cidade de Monteiro, no Cariri paraibano. A produção mergulha no coração desse território, apresentando em oito emocionantes episódios a riqueza da culinária e tradições do local, com destaque para as mulheres que mantêm viva essa herança ancestral.

O projeto foi aprovado pela Lei Paulo Gustavo do Estado da Paraíba e visitará ainda os municípios da Prata, Camalaú e Congo. A jovem Pétala Luana descobrirá cores e sabores que são passados de mães para filhas através de histórias transmitidas oralmente.

Para o diretor da série, Asley Ravel, segredos culinários e emocionantes relatos que correm o risco de se perder com o tempo serão preservados com o trabalho. “Cores e Sabores é um registro histórico de uma Paraíba autêntica, com iniciativas simples de resistência e criatividade alimentar, que fortalecem a identidade de um Estado rico em cultura e diversidade”, falou.

Serão ensinados pratos que fazem parte da culinária regional, mostrando as histórias de mulheres caririzeiras e receitas que estão desaparecendo, como é o caso do Café Morto no Pau, preparo centenário que chega aos nossos dias pelas mãos de dona Joana, do sítio Tungão em Monteiro.

A página do projeto já está produzindo conteúdos. Sigam: www.instagram.com/coresesabores_serie.

ASCOM