No Mês Internacional da Mulher, IEEE destaca Projetos Inovadores de suas Especialistas na Engenharia

Em um compromisso de incentivar a representatividade feminina na Engenharia, o IEEE (Instituto de Engenheiro, Eletricistas e Eletrônicos), maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para a humanidade, destaca, nesse mês da mulher, projetos inspiradores de suas especialistas em uma área majoritariamente masculina.

Membro sênior do IEEE e professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Vanessa B. Schramm é responsável pelo evento “Elas por Elas”. Promovido anualmente na UFCG, é composto por discussões sobre as mulheres na indústria brasileira de Engenharia conforme a temática escolhida em cada ano. “Para além de uma celebração, o evento busca difundir entre os jovens, modelos de referência de engenheiras mulheres que atuam em diferentes setores da indústria e academia no Brasil e contribuem para o desenvolvimento tecnológico e econômico do país”, explica a membro do IEEE.

Membro sênior do IEEE e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Cristiane Pimentel é criadora do Mulheres na Industria (WIE IndustrIEEE), projeto no qual abre as portas de indústrias da área para a visitação de estudantes para aprenderem na prática os desafios da Engenharia moderna. Essa iniciativa visa incentivar a entrada de mais profissionais do sexo feminino no mercado. “Elas podem participar em áreas de produção, áreas de qualidade, áreas de laboratório. Um dos resultados fantásticos é que uma delas foi contratada”, conta Pimentel.

A especialista também explica que a importância do projeto está tanto nas oportunidades oferecidas para essas estudantes, quanto na orientação sobre como essas jovens devem se projetar nos ambientes corporativos: “Logo depois do projeto, um dos grandes desafios que temos é a questão de liderança. É um ponto que com o projeto a gente busca também desenvolver, porque quando as meninas são escolhidas para terem a oportunidade de vivenciar um dia, vão estar em contato direto com supervisores e gerentes daquelas fábricas”.

Sobre IEEE

O IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Seus membros inspiram uma comunidade global a inovar para um futuro melhor por meio de seus mais de 420.000 membros em mais de 160 países. Suas publicações, conferências, padrões de tecnologia e atividades profissionais são recomendadas por diversos especialistas. O IEEE é a fonte confiável para informações de engenharia, computação e tecnologia em todo o mundo.

Contato: SPMJ Comunicação. Sergio Poroger + 11. 9-99769850

ASCOM