Vereadores de Sumé se reúnem com representantes do IBGE para apresentação dos resultados do Censo 2022

 

A Câmara de Vereadores de Sumé realizou na noite da terça-feira (09), a sessão semanal do Poder Legislativo. O momento marcou a volta do vereador Branco Xiliu ao Poder Legislativo, o mesmo esteve ocupando o cargo de secretário de Cultura do município.

O vereador Antônio Carlos Sarmento apresentou indicação ao Poder Executivo, que dispõe sobre a concessão de atendimento preferencial prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) às pessoas acometidas por Síndrome de Fibromialgia, conforme a LEI Nº 14.705, DE 25 de Outubro de 2023.

A pessoa acometida por Síndrome de Fibromialgia ou Fadiga Crônica ou por Síndrome Complexa de Dor Regional ou outras doenças correlatas receberá atendimento integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que incluirá, no mínimo, atendimento multidisciplinar por equipe composta de profissionais das áreas de medicina, de psicologia, de nutrição e de fisioterapia, acesso a exames complementares, assistência farmacêutica, acesso a modalidades terapêuticas reconhecidas, inclusive fisioterapia e atividade física.

O vereador Bomba apresentou Voto de Aplauso ao Senhor Expedito Feitosa da Costa pela excelente interpretação da música Alô Sumé e por ser um ilustre representante da Cultura do Cariri Paraibano. O vereador apresentou Voto de Aplauso ao Senhor José Juanito da Silva, conhecido por Zé Guedes, compositor da música Alô Sumé.

Bomba apresentou ainda, voto de aplauso ao Senhor Hélio Guedes Batista, por fomentar o comércio local, gerando emprego e renda, bem como a Cultura, tendo em vista que foi o principal incentivador à vinda de José Juanito da Silva (Zé Guedes). Por fim, apresentou Voto de Pesar à Família do Senhor Hermando Batista de Lima, conhecido popularmente por Mandinho.

O vereador Cordeirinho Moto Peças apresentou voto de pesar a Família da Senhora Maria do Socorro do Nascimento Lopes. O vereador apresentou voto de pesar à Família do Senhor Adalberto Braz de Macêdo, o requerimento também foi assinado pelos vereadores Francisco Fontinele e Bomba.

O vereador apresentou ainda, requerimento ao prefeito Éden Duarte, solicitando que aumente a altura do muro dos currais no Parque de Exposições João Albino Pedrosa.

O vereador Daniel Lêla apresentou Voto de Pesar a Família da Senhora Eunice de Souza Regis.

O vereador Dida Alves apresentou o Voto de Pesar à família da Senhora Severina Inácia de Oliveira, conhecida popularmente por Xitita de S. Ivo. O requerimento também foi assinado pelo vereador Antônio Carlos.

O vereador Francisco Fontinele apresentou requerimento solicitando ao prefeito Éden Duarte que seja realizado Conserto na quadra da Academia de Saúde Francisco das Chagas no Conjunto Habitacional.

O vereador Sabugo apresentou requerimento solicitando a construção de 2 (dois) banheiros masculinos e 2 (dois) banheiros femininos no Cemitério Municipal Campo Santo.

Durante a reunião, os representantes do IBGE Luan Lucena Martins, Técnico do IBGE e Coordenador de Área do Censo 2022 e Eurico Barreto, Analista da Seção de Disseminação de Informações do IBGE na Paraíba, apresentaram aos vereadores e ao Poder Executivo os principais dados coletados durante o Censo 2022 para o município de Sumé. Entre as informações apresentadas, estavam a população total, a distribuição por faixa etária, a taxa de crescimento populacional, a composição étnica, o nível educacional, a renda média, entre outros indicadores

O Censo, realizado a cada dez anos, é uma das ferramentas mais importantes para a coleta de dados estatísticos e demográficos em todo o país. Seu objetivo é fornecer informações precisas e atualizadas sobre a população brasileira, auxiliando na formulação de políticas públicas, na distribuição de recursos e na tomada de decisões estratégicas por parte do governo e dos municípios.

Ascom/Câmara