Prefeitura de Gurjão retoma atividades do projeto “Gestar Saudável” para gestantes e familiares

No dia 20 de março, a Prefeitura de Gurjão retomou as atividades do seu reconhecido projeto “Gestar Saudável”, voltado para gestantes e suas famílias. O próximo encontro já está agendado para o dia 17 de abril, quarta-feira. Idealizado pela nutricionista do Nasf, Iara Coutinho, o projeto é uma ação conjunta das secretarias municipais de Saúde e Assistência Social. O objetivo é oferecer apoio e orientações para as futuras mães e seus familiares.

O Projeto Gestar Saudável, teve seu reconhecimento em revista especializada, já que foi submetido e publicado nos anais do Congresso Paraibano da Escola de Saúde Pública. Seu objetivo é abordar diversas questões sociais, incluindo saúde mental, direitos da gestante, e nutrição tanto para a mãe quanto para o bebê. Profissionais multidisciplinares da saúde e assistência social em áreas de obstetrícia, odontologia e equipe do CRAS, colaboram para proporcionar um suporte abrangente.

Uma iniciativa inovadora adotada pelo projeto é a introdução de um cartão fidelidade, incentivando a participação regular nos encontros. Nele, são registradas as presenças de cada participante, e ao final das atividades, a Secretaria de Assistência Social sorteia uma cadeira de alimentação para quem tiver comparecido com maior frequência. A culminação do encontro é marcada pela Oficina de Nutrição, na qual os participantes recebem orientações sobre alimentação saudável para bebês, incluindo o corte de frutas e orientações sobre o que oferecer e o que evitar.

Layse Martins, Secretária de Assistência Social, ressalta a abrangência do projeto, que acompanha mães e bebês mesmo após o parto, concentrando-se na nutrição da criança até os dois anos de idade. “O objetivo não se limita ao período gestacional, mas visa também garantir o bem-estar nutricional do bebê desde o nascimento”, explica Layse.

Ao todo, estão planejados 8 encontros, com uma variedade de atividades dinâmicas e práticas, além da oferta de lanches em cada sessão. Para o próximo encontro, agendado para 17 de abril, as gestantes terão acesso a informações sobre os cuidados odontológicos adequados durante a gestação, incluindo a higiene bucal do bebê.

Com uma abordagem participativa, o projeto “Gestar Saudável” da Prefeitura de Gurjão reafirma o compromisso com o bem-estar das gestantes e suas famílias, proporcionando um ambiente de apoio e aprendizado durante esse período tão especial.

Por Josiel Cordeiro