Encerramento da Semana do Autismo: carreata e panfletagem marcam evento em praça pública em São Domingos do Cariri

Na última segunda-feira dia 08, de abril, foi encerrada a Semana do Autismo promovido pela prefeitura de São Domingos do Cariri através da secretaria de de Educação pelo projeto A Caminhos da Inclusão, um evento emocionante e marcante. Uma carreata colorida e uma panfletagem educativa foram realizadas na praça central da cidade, promovendo conscientização e celebração da diversidade neurodiversa.

No evento de encerramento para todas as crianças inseridas no projeto, cordões de identificação completo com cartão já preparado com QR code, como também pulseiras de identificação que dá acesso ao laudo através também do QR code, disponibilizou também abafadores para as crianças que necessitam desse suporte, além de rotinas visuais para os mesmos. Esse material foi disponibilizado para todos os autistas e todos com deficiências ocultas contempladas pelo projeto.

Na ocasião estiveram presentes o presidente da câmara de vereadores Jaílson Amorim, os vereadores Antônio Mauricio, Sergio Quintino, Pedrosa e Antônio Pereira a ex-prefeita e atual secretária de assistência social Inara marinho e demais auxiliares da gestão municipal e a população em geral.

Com o objetivo de disseminar informação e promover inclusão, a comunidade se uniu para celebrar a diversidade e desmistificar preconceitos em relação ao espectro autista. Durante toda a semana, diversas atividades foram realizadas, desde palestras informativas até atividades recreativas inclusivas.

“O encerramento da Semana do Autismo não foi apenas um evento, mas sim um marco na luta pela inclusão e pela valorização das pessoas no espectro autista. Foi um momento de celebração da diversidade e de fortalecimento dos laços comunitários, todos são conhecedores da nossa luta verdadeiramente pela inclusão onde criamos o projeto “A Caminhos da Inclusão” que virou lei no município para ampliar e oferecer um serviço mais amplo para aqueles necessitam, temos uma equipe multidisciplinar com Psicólogo, Fonoaudiólogo, Psicopedagogo, coordenação atendes terapêuticas e ainda temos um Neuropediatra que vem sempre há necessidade sem duvidas um projeto que tem atingido resultados excelentes, mais vamos lutar para oferecer sempre pela causa da inclusão”, frisaram a secretária de Educação Fátima Santos e o gestor do município.

ASCOM